terça-feira, 27 de julho de 2010

(?) Perdão (?)

Cada um com sua idéia de perdão. E quando a gente cresce, as briguinhas de criança viram afrontas difíceis de serem esquecidas. Não vem de nós, perdoar e esquecer.

Eu lamento. Lamento muito por sermos tão limitados. Por repetirmos frases bonitas, e nada mais além disso. Porém, caro leitor, ações valem mais do que mil palavras, sabiam? Sejam elas positivas ou negativas. Mas a gente prefere palavras. Nos apegamos a elas ou nos escondemos atrás delas.

Esse lance de perdão está tão sério que foi a última capa da revista Veja. Foi assim que eu descobri que o perdão é coisa nova. Antigamente, nem se cogitava o perdão. Ou colocavam a culpa no capricho dos Deuses ou a responsabilidade do perdão era divina, nos isentando de qualquer esforço para perdoar, como se fosse algo impossível para o ser humano! Daí a gente vê porque é que hoje, cumprimentar alguém depois de uma ofensa já é algo de se admirar!

Para haver perdão é preciso, de um lado, arrependimento sincero e, do outro, disposição para apagar os ressentimentos. Só que mesmo na era da informação, perdoar e pedir perdão é algo raro. Quando diz que perdoa, não esquece. Quando pede perdão, não se arrepende, de fato. Talvez porque o amor entre tais pessoas não exista, ou talvez porque não haja confiança.

E é por isso que digo, minha gente! Feliz é quem consegue viver o perdão. Porque com o perdão, a gente alcança muito mais. Vivendo o perdão, sentimos o amor crescer dentro de nós. Quando o perdão acontece, admitimos a nossa própria humanidade e assim, nos igualamos ao outro num ato de humildade. A gente liberta e se permite ser livre, a gente cresce como ser humano e se enche de esperança! Jogamos fora o rancor e nos focamos no lado bom das pessoas, amando profundamente alguém que queremos bem, porque perdoar é um ato de amor. É só no perdão que a gente continua somando vida, conhecimento e alegria. Só no perdão. Mas a gente continua se tratando de maneira tão narcisista, tão egoísta! Qualquer coisa é imperdoável ou nos justifica desgostar do outro.

Ahh, mas eu não me esqueço da sensação boa que é quando alguém te perdoa, esquece o que passou e supera a dor da mágoa! Como é maravilhoso perdoar e também superar a dor e, de certa maneira, saber que não é só você que erra de vez em quando! Eu sei que existem coisas que não são tão fáceis de esquecer, e é por isso que são poucos, os que sabem amar. Mas como diz a filósofa alemã Hannah Arendt, "só poderemos perdoar a quem pudermos punir." E um detalhe importante: na maioria dos casos, a punição não é premeditada! É o natural do ser humano, sem esforço nenhum...

Mas será que isso não cansa? Porque punir custa caro! Isso nos empobrece, nos arranca a paz e o amor dos corações! Eu, sinceramente, cansei de perder amigos, familiares ou irmãos na fé por nada! E só o que fica é a lembrança de momentos bons e uma saudade cheia de dor.

Sendo assim, a gente se acomoda e volta para as frases bonitas. Mas pra quem quer uma dica para obter perdão de alguém, tem que haver arrependimento, assumir a culpa e se compadecer pelo sofrimento causado à outra pessoa. Boa, essa dica, viu!!!

Mas por enquanto... a filósofa Hannah tá ganhando! "Só poderemos perdoar a quem pudermos punir." É esse, o perdão de hoje em dia.

Que D-s me ensine a perdoar e que eu tenha ricas oportunidades para pedir perdão e ser perdoada. Porque com certeza, vou precisar.

Quero amar por amar.

10 comentários:

Ursula Carrari disse...

Nossa! fiquei emocionada, muito lindo esse post, que D-s te abençoe e que vc possa continuar escrevendo coisas lindas assim um forte abraço...

uma razão pra cantar disse...

bom ler isso tudo, q seja real pra todos nós.. perdoar é divino.. q tenhamos essa oportunidade sempre, de perdoar, e ser perdoados..gostei disso..bjus amo vc

Cristina disse...

nossa... gostei muuuito do q vc disse, perdoar é algo q aprendi a algum tempo atrás, consigo viver melhor depois dessa experiência q tive. Perdoar me fez enxergar q perdia meu precioso tempo com coisas tolas e futeis q com uma simples conversa tudo poderia ter sido diferente, mas... tudo é para o nosso aprendizado, Deus me ensinou a perdoar e ser perdoada, sou grata a Ele por ter aberto os meus olhos antes deles se fecharem. Bjo não te conheço pessoalmente, mas vc me parece tão legal é um prazer ser sua fã.

Geysa disse...

que lindoo!!
segui o "conselho" do Leonado no Twitter, e valeu muuuito a pena!
muuito lindo este post.

q Deus nos ensinee a amar!

beeijo

Geysa disse...

que lindoo!!
segui o "conselho" do Leonardo no Twitter, e valeu muuuito a pena!
muuito lindo este post.
q Deus nos ensinee a amar!
beeijo

Ricardo Lima disse...

Cara não dá pra ficar mais emocionado que eu to agora, ler e escutar sobre perdão. Enquanto eu lia o seu lindo e poético texto estava escutando a canção do Luiz Arcajo "Perdão", quem não escutou ta perdendo. Deus nos deu um dom divino que é o amor e dele vem o dom mais humano que é perdoar. Obrigado Dani por suas lindas palavras e sua voz maravilhosa que ecoara no mundo enteiro com o seu cd, eu espero telo no meu computador logo! Estou orando por você. Bjs

Banda Tempo de Vida disse...

Que possamos perdoar sempre, assim como Deus nos ensinou!

Ruthinha disse...

Ola, NuSS Muito Profundo e verdadeiro,vou guardar essas palavras, gostei muito!Continue assim rs =)Que Deus te abençoe Viu MOça! e continue lhe dando forças, sabedoria e muito amor. Beijooos

Ruth
Fique com Deus!!!

Brena Cecilia disse...

Nossa! Mesmo depois de 6 anos em que esse texto foi escrito, ele ainda causa Muuito impacto 💙 Quero Amar por Amar 💕

Brena Cecilia disse...

Nossa! Apesar desse texto ter sido escrito a 6 anos atrás, ele ainda causa um impacto muito forte para a pessoa que a lê e a reflete ❤💭 "Quero Amar por Amar" ❤ Que possamos aprender a Perdoar as Pessoas, até pq, Nada é imperdoável por mais doloroso que possa ser" 💙